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Título: Os sistemas de gestão da qualidade nas PME's : certificação e dimensão organizacional
Autor: Correia, Elisabete Maria da Fonseca
Sousa, Sara Rute Monteiro da Silva e
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas - Portugal - Gestão
Concorrência
Serviços ao cliente - Controlo de qualidade
Data: 2005
Citação: Correia, Elisabete Maria da Fonseca ; Sousa, Sara Rute Monteiro da Silva e (2005) - Os sistemas de gestão da qualidade nas PME's : certificação e dimensão organizacional. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 2:5 (2005) 69-93.
Resumo: As empresas de pequena e média dimensão assumem grande importância na estrutura produtiva de muitos países, incluindo em Portugal, tornando-se necessário, face aos desafios do ambiente competitivo em que desenvolvem a sua actividade, apostar em factores que lhes permitam obter vantagens competitivas. A qualidade assume-se actualmente como um dos factores de sucesso para que as empresas consigam alcançar essas vantagens, e a certificação de sistemas de gestão da qualidade através das ISO 9000 como uma das principais vias utilizadas pelas empresas no caminho para a qualidade. No entanto, são reconhecidas as dificuldades das empresas de menor dimensão na aplicação desses normativos param a posterior implementação e certificação dos sistemas de gestão da qualidade. Este trabalho analisa não só as dificuldades e limitações destas empresas, questionando se a revisão da ISO 9000 permitirão ultrapassar essas dificuldades, mas também as suas motivações e as vantagens da obtenção da certificação.
The small and medium enterprises assume great importance in the productive structure of many countries, including in Portugal, becoming necessary, face to the challenges of the competitive environment where they develop its activity, to bet in factors that allow them to get competitive advantages. The quality is assumed currently as one of the factors of success so that the enterprises obtain to reach those advantages, and the certification of systems of management of the quality through ISO 9000 as one of the main ways used for the enterprises in the way for the quality. However, the difficulties of the enterprises of lesser dimension in the application of this normative for the posterior implementation and certification of the systems of management of the quality are recognized. This work not only analyzes the difficulties and limitations of these enterprises, questioning if the revision of ISO 9000 will allow to exceed these difficulties, but also its motivations and the advantages of the attainment of the certification.
Descrição: Lusíada. Economia & Empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 5 (2005). - p. 69-93.
URI: http://hdl.handle.net/11067/5293
https://doi.org/10.34628/epbw-jv49
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-FCEE] LEE, n. 05 (2005)

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