Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5134
Título: O modernismo vertical e o vazio público
Autor: Davide, Michael Joseph Ferreira, 1989-
Orientador: Silva, Maria de Fátima, 1963-
Palavras-chave: Movimento moderno (Arquitectura) - Canadá
Movimento moderno (Arquitectura) - Estados Unidos
Edifícios altos
Mies van der Rohe, Ludwig, 1886-1969 - - Crítica e interpretação
Mies van der Rohe, Ludwig, 1886-1969 - Projectos plantas
Data: 2020
Resumo: A presente dissertação aborda o percurso de Ludwig Mies Van der Rohe nos Estados Unidos da América e Canadá. Percurso que vinca para sempre a forma de pensar e projectar as cidades Norte Americanas, evidenciando a forma com Mies aborda e resolve a arquitectura vertical e o vazio público. Dos primeiros aos últimos projectos, é estudada uma evolução constante que explora e resolve os problemas urbanos e verticais, numa época de modernismo industrial. A simplicidade funcional do Modernismo Vertical e a importância do Vazio Publico implementada por Mies, são bases da arquitectura nas cidades norte Americanas, permitindo assim o funcionamento natural e saudável da “selva urbana”. Este trabalho estuda casos de intervenção em Chicago, Nova Iorque, Toronto e Montreal. Todos os projectos referidos foram analisados e vividos na primeira pessoa. O Toronto Dominion Center é destacado por ser o último grande projecto de Mies. Um projecto sólido, concebido com um acumular de estudos, aprendizagens, ensaios e conclusões que foram adquiridas ao longo dos vários anos a percorrer a América e a construir Torres modernas e Vazios espaciais. O TD Center altera para sempre a forma de viver e trabalhar em Toronto, é um marco arquitectónico que reflecte a capacidade do Canadá como potência. Um projecto intemporal, com manutenção e cuidados constantes de forma a preservar a originalidade do legado de Mies. Todas estas oportunidades e aprendizagens vieram aprimorar as ideias reflectidas no projecto idealizado para a Avenida Fontes Pereira de Melo em Lisboa, no trabalho final de projecto de mestrado em arquitectura.
This dissertation discusses the path of Ludwig Mies van der Rohe in the United States of America and Canada. A path that forever creased the way of thinking and designing North American cities, emphasizing the way Mies approaches and solves vertical architecture and the public void. From the earliest to the latest projects, a constant evolution that explores and solves urban and vertical problems in an era of industrial modernism is studied. The functional simplicity of Vertical Modernism and the importance of the Public Void implemented by Mies, are the foundations of architecture in American cities, thus allowing the natural and healthy functioning of the “urban jungle”. This paper studies intervention cases in Chicago, New York, Toronto and Montreal. All the projects mentioned were analyzed and lived in first person. The Toronto Dominion Center is highlighted for being Mies's last major project. A solid project, designed with an accumulation of studies, learnings, essays and conclusions that have been acquired over the course of several years traveling across America and building modern Towers and Spatial Voids. The TD Center forever changes the way Toronto lives and works, an architectural landmark that reflects Canada's potential. TD Center is a timeless project, with constant maintenance and care to preserve the originality of Mies's legacy. All these opportunities and learnings have enhanced the ideas reflected in the project designed for Avenida Fontes Pereira de Melo in Lisbon, in the final work of master's degree project in architecture.
Descrição: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
Exame público realizado em 31 de Janeiro de 2020
URI: http://hdl.handle.net/11067/5134
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

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