Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4738
Título: Da adolescência perigosa à adolescência em perigo
Autor: Gomes, Vânia Ramos, 1991-
Orientador: Gaspar, Tânia, 1977-
Palavras-chave: Agressividade na adolescência
Comportamento de risco (Psicologia) na adolescência
Auto-estima na adolescência
Bem-estar
Data: 2019
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar e caracterizar os fatores associados aos comportamentos agressivos em adolescentes. Procurou abranger a sua relação com a hiperatividade e défice de atenção, bem-estar, autoestima e fatores sociodemográficos, nomeadamente o estatuto socioeconómico, idade e género, de modo a conhecer os vários fatores que realçam o comportamento agressivo. Constituindo uma amostra com 1102 crianças e adolescentes, composta por 55,6 % do género feminino e 48,7 % do género masculino que frequentavam o ensino básico. 48,7% têm a idade de 8/9 anos e 50,5% idades superiores a 10 anos. Foram realizados grupos focais com 27 alunos de ambos os géneros, com idades entre os 16-18 anos, que frequentavam o 11ºano numa escola pública em Lisboa. Verificou-se existir correlação entre comportamentos agressivos com a hiperatividade e défice de atenção, estatuto socioeconómico, autoestima e bem-estar subjetivo. Este estudo analisa a perspetiva dos jovens à medida que expressam e classificam os atos e os comportamentos agressivos. Assim, este estudo tem como objetivo central compreender esta temática dentro das várias perspetivas existentes. Foi possível recolher informações diversas sobre os fatores de risco e fatores de proteção associados aos comportamentos agressivos, de modo a compreender qual a ligação das relações normativas entre a adolescência e os comportamentos de risco, enquanto formas de resolução de conflitos internos, ou de adaptação ao meio social. Este estudo demonstra ser pertinente, sendo que complementa um estudo misto com idades entre os 8-18 anos, em que promove uma boa perspetiva sobre os comportamentos agressivos e permite compreender de que modo os comportamentos podem prejudicar o bem-estar e autoestima destes adolescentes.
The present study aimed to identify and characterize the factors associated with aggressive behavior in adolescents. It sought to cover its relationship with hyperactivity and attention deficit, well-being, self-esteem, sociodemographic factors, age and gender, in order to know the various factors that enhance aggressive behavior. It was used for such instruments for sociodemographic characterization and scales to measure self-esteem and subjective well-being and behaviors at school. A sample of 1102 children and adolescents, consisting of 55.6% female and 48.7% male attending primary school. 48.7% are 8-9 years old and 50.5% over 10 years old. Focus groups were also conducted with 26 students of both genders divided into four groups, randomly distributed aged 16-18, attending the 11th grade, in a public school in Lisbon. There was a correlation between aggressive behaviors with hyperactivity and attention deficit, socioeconomic status, self-esteem and subjective well-being. This study also analyzes the perspective of young people as they express and classify aggressive acts and behaviors. Thus, this study has as its central objective to understand this theme within the various perspectives. Within these aspects, it is possible to gather diverse information on risk factors and protective factors associated with aggressive behaviors, in order to understand and clarify the link between normative relationships between adolescence and risk behaviors, as conflict resolution strategies. internal or social adaptation. This study proves to be pertinent and complements a mixed study aged 8-18 years that promotes a good perspective on aggressive behaviors and allows understanding how behaviors can undermine the well-being and self-esteem of these adolescents.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
Exame público realizado em 23 de Outubro de 2019
URI: http://hdl.handle.net/11067/4738
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
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