Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4649
Título: O brincar como sustentáculo da saúde mental da criança
Outros títulos: Playing as sustainability for children’s mental health
Autor: Oliveira, Vera Maria Barros de
Perrone, Rosely Aparecida Prandi
Palavras-chave: Ludoterapia
Psicologia social
Data: 2018
Citação: Oliveira, Vera Maria Barros de ; Perrone, Rosely Aparecida Prandi (2018) - O brincar como sustentáculo da saúde mental da criança. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 9:1 (Janeiro-Dezembro 2018) 49-66.
Resumo: O brincar expressa a cultura, inova e retém nossa história. A brincadeira simbólica vem a ser uma fonte para leitura psicológica. Os jogos de regras introduzem à sociedade sustentáculo para sua saúde mental. Acompanhar sua trajetória ajuda a valorizá-lo e prevenir riscos. Verificar a importância da brincadeira na formação da identidade social e cultural da criança em ambiente familiar. Pesquisa documental histórica com análise interpretativa sobre o brincar através de várias gerações em ambiente familiar. Foram analisadas publicações, filmes, fotografias e realizadas entrevistas com os membros de uma família. Verificou-se a riqueza do brincar ao longo do tempo, nas festas e reuniões, principalmente nas gerações antigas. A pesquisa revelou a riqueza das brincadeiras em família, através de seis gerações, e sua relevância na construção da identidade social e cultural das crianças. Alertou, contudo, para o risco para sua saúde mental, devido ao menor contato de brincadeiras ao ar livre, com a diminuição progressiva dos espaços e tempos disponíveis no dia a dia das famílias.
Play expresses our spontaneous culture, it innovates and retains our history. The symbolic play is a source for a psychological approach. The games of rules introduce to society the sustainability for its mental health. Tracking their trajectory helps value them and prevent risks. To verify the importance of play in the formation of the social and cultural identity of the child in a family environment. Historical documentary research with interpretative analysis about playing through several generations in a family environment. Publications, films, photographs and interviews with members of a family were analyzed. The richness of play was verified over time, at parties and meetings, especially in the older generations. The research revealed the richness of playing in the family, through six generations, and its relevance in the construction of children’s social and cultural identity. It warned, however, of the risk to mental health, due to the less contact with games outdoors, with the progressive reduction of spaces and times available in the daily lives of families.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 9, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2018). - p. 49-66.
URI: http://hdl.handle.net/11067/4649
https://doi.org/10.34628/yhcy-0e83
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 09, n. 1 (Janeiro-Dezembro 2018)

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