Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4632
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de-
dc.contributor.authorMartins, Michelle de Sousa Fontes-
dc.contributor.authorCampos, Sofia-
dc.contributor.authorAlves, Cândida Helena Lopes-
dc.date.accessioned2019-07-11T12:05:36Z-
dc.date.available2019-07-11T12:05:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMelo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de [et al.] (2017) - Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 133-155.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4632-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/1q92-he21-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 133-155.pt_PT
dc.description.abstractO tema “Alunos com Altas Habilidades/Superdotado (AH/SD)” é de grande relevância no âmbito educacional e, considerando a importância do conhecimento referente a este público e às suas características, este trabalho refere-se a uma avaliação neuropsicológica, com o objetivo de traçar o perfil biopsicossocial de um adolescente de 12 anos com indicadores de altas habilidades. Este estudo foi feito em 11 sessões por uma estagiária de Neuropsicologia e a sua supervisora em uma clínica-escola de uma Universidade privada brasileira. Realizou-se uma anamnese detalhada com a mãe e depois com o paciente e os instrumentos utilizados foram de grande importância durante todo o processo para ser apresentada uma interpretação com dados substanciais e para isso foram aplicados alguns testes de atenção, percepção, memória, linguagem, raciocínio, funções executivas, como também alguns de personalidade. Após serem observados os aspectos emocionais, sociais e cognitivos do paciente, os resultados demonstraram que o adolescente se apresentava acima da média nas habilidades verbais, contudo, nas demais, encontrava-se na média esperada. Concluiu-se que, quanto ao aspecto socioemocional, o paciente precisava de acompanhamento psicológico e psicopedagógico devido à sua falta de motivação escolar. Considera-se, portanto, importante conhecer as especificidades dos alunos com altas habilidades/superdotação para que se possa ter um acompanhamento mais assertivo e um olhar mais sensível frente a esse público.pt_PT
dc.description.abstractThe theme “Students with High Abilities / Gifted (AH / SD)” is of great relevance in the educational field and, considering the importance of the knowledge related to this public and its characteristics, this work refers to a neuropsychological evaluation, with the objective of tracing the biopsychosocial profile of a 12 - year - old adolescent with high skills indicators. This study did in 11 sessions by a Neuropsychology intern and her supervisor in a clinic-school of a private Brazilian university. A detailed anamnesis was carried out with the mother and then with the patient and the instruments used were of great importance throughout the process to be presented an interpretation with substantial data and for this were applied some tests of attention, perception, memory, language , reasoning, executive functions, as well as some personality. After observed the emotional, social and cognitive aspects of the patient, the results showed that the adolescent was above average in verbal skills, but in the others, he was in the expected average. It concluded that, regarding the socioemotional aspect, the patient needed psychological and psychopedagogical accompaniment due to his lack of school motivation. It therefore considered important to know the specificities of students with high skills / giftedness so that they can have a more assertive follow-up and a more sensitive look at this audience.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAdolescentes sobredotados - Psicologia - Estudo de casospt_PT
dc.subjectAdolescentes sobredotados - Educação - Brasilpt_PT
dc.subjectInclusão na educaçãopt_PT
dc.titleAvaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de casopt_PT
dc.title.alternativeNeuropsychological evaluation of adolescente with high skills/superdoted case studypt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.identifier.citationtitleAvaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso-
dc.identifier.citationauthorMelo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de-
dc.identifier.citationauthorMartins, Michelle de Sousa Fontes-
dc.identifier.citationauthorCampos, Sofia-
dc.identifier.citationauthorAlves, Cândida Helena Lopes-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 08, n. 2 (Julho-Dezembro 2017)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v8_n2_2017_9.pdf328,92 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons