Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4528
Título: Musicoterapia e jovens com perturbações emocionais e do comportamento
Autor: Caetano, Alexandre Alberto de Oliveira Ferreira e Cunha, 1978-
Orientador: Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964-
Palavras-chave: Musicoterapia para adolescentes
Jovens em risco
Musicoterapia - Prática profissional
Fundação O Século (Estoril, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
Data: 2018
Resumo: Este trabalho pretende ser uma apresentação e reflexão do estágio em musicoterapia realizado numa instituição de acolhimento de crianças e jovens em risco, com adolescentes que apresentam problemáticas relacionadas com o comportamento, nomeadamente comportamentos de risco e disruptivos. Através de uma apresentação do estado da arte e das características associadas a esta problemática, tentamos justificar a necessidade de intervenções terapêuticas baseadas nas vertentes artísticas, nomeadamente com a utilização da música, para atingir resultados e mudanças nestes jovens que esperamos que perdurem. Estas mudanças emocionais, físicas e comportamentais são fundamentais para que estes jovens consigam adquirir competências suficientes para um desenvolvimento positivo e saudável. Conseguimos estabelecer, através dos dados recolhidos, que as relações saudáveis e positivas são a base fundamental para que haja mudança e que a díade entre terapeuta e utente é da maior importância, tal como nos refere a literatura relacionada e dos efeitos positivos que a musicoterapia oferece para que a intervenção e a mudança se possam dar. A musicoterapia apresenta resultados positivos na mudança interior destes jovens. Estes jovens beneficiam de intervenções terapêuticas com base na música, pois a música é um veículo e um meio não invasivo e propicio de expressar emoções, sentimentos e conflitos interiores. Por sua vez, verifica-se que a música, quando utilizada em contexto terapêutico, transforma a pessoa e promove a saúde mental, física e emocional do ser humano, tal como nos é sugerido pela literatura.
This paper is a presentation and a reflection of a year internship in music therapy that took place in a temporary foster home design for children and adolescents at risk, that present behavior problems especially disruptive behavior. Through a brief symptomatic description of the main characteristics associated to this condition, we tried to justify the need of artistic therapeutic interventions, especially music interventions, to accomplish inner change and positive outcome that we hope to endure. These physical, behavioral and emotional shifts are fundamental to this youth be able to acquire sufficient skills for a positive and healthy development through the life span. We managed to establish and verify, thought observation data that relationships that are healthy and positive serve the fundamental basis to change and the privileged relation between patient and therapist is of the most importance for that can happen, as suggested by related literature and the importance of music therapy as a medium to accomplish positive outcomes. Music therapy presents positive outcomes in the inner change of this population. This population benefits of music therapeutic interventions because music is a non invasive media and therefore music provides a propitious mean to express emotions, inner conflicts and feelings. It is possible to verify that music, when used with therapeutic guidelines, can promote health and provide change, mental, physical and emotional like suggested by several authors in literature reviewed.
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018
Exame público realizado em 12 de Abril de 2019
URI: http://hdl.handle.net/11067/4528
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
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