Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/4499
Título: Da reflexão teórica à diversidade da prática clínica numa população adulta dependente
Autor: Lopes, João Jacob Beja, 1978-
Orientador: Leite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964-
Poção, Ana Cristina da Silveira, 1972-
Palavras-chave: Musicoterapia
Pessoas com paralisia cerebral - Assistência em instituições - Portugal - Mafra
Esquizofrénicos - Assistência em instituições - Portugal - Mafra
Musicoterapia - Prática profissional
Associação Para Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Mafra (Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)
Data: 2018
Resumo: Este relatório referente ao estágio curricular do curso de mestrado em musicoterapia da Universidade Lusíada de Lisboa, que como objetivo tem o desenvolvimento e treino do exercício da profissão de Musicoterapia do estagiário, e com isso, possibilitar a diversificação de respostas terapêuticas da APERCIM através do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) aos seus clientes e familiares. Foram efetuados 3 processos musico terapêuticos organizados em sessões de grupo e 7 em sessões individuais. Um caso de Esquizofrenia crónica e um caso de Paralisia Cerebral Espástica vão ser descritos em maior pormenor, em estudos de caso. Para a avaliação do progresso terapêutico utilizou-se observação direta e indireta (visualização dos Vídeos) das sessões, e instrumentos de avaliação e de monitorização, com ferramenta de avaliação em musicoterapia e grelha de observação em sessão. Recorreu-se a várias técnicas musicoterapêuticas, numa perspetiva do modelo psicoterapêutico integracionista, consoante as características e objetivos delineados para cada caso, e harmonizados com o respetivos planos de desenvolvimento individual (PDI), abrangendo domínios desde o desenvolvimento cognitivo e psicomotor, ás questões de carácter comportamental e psicossocial. Conclui-se que neste processo apesar das contingências em tempo cronológico do estágio, quer por contingências de carácter organizativo inerentes á instituição, demonstrou-se a pertinência musicoterapia no complemento terapêutico, assente na melhoria de estado geral dos clientes. Os objetivos determinados, foram alcançados nas situações onde ocorreu redução de sintomas, regulação mental e comportamental, e consequente potencial redução na medicação farmacológica, tornando-se evidente o papel que a musicoterapia pode e deve desempenhar numa instituição com as características multifatoriais da população abrangida pela APERCIM.
This report refers to the curricular traineeship of the master's degree in music therapy from the Universidade Lusíada de Lisboa, which aims to develop and train the trainee's Music Therapy profession, and with that, to enable the diversification of therapeutic responses of APERCIM through the Center of Occupational Activities (CAO) to their clients and family members. Three therapeutic music processes were performed in group sessions and 7 in individual sessions. A case of chronic schizophrenia and a case of spastic cerebral palsy will be described in more detail in case studies. For the evaluation of therapeutic progress, direct and indirect observation (visualization of the Videos) of the sessions, and evaluation and monitoring instruments were used, with evaluation tool in music therapy and observation grid in session. A number of music therapy techniques were used, from a perspective of the integrationist psychotherapeutic model, according to the characteristics and objectives outlined for each case, and harmonized with the respective individual development plans (PDI), covering domains ranging from cognitive and psychomotor development, to behavioral and psychosocial character. It is concluded that in this process, despite the contingencies in chronological time of the stage, or due to organizational contingencies inherent to the institution, it was demonstrated the pertinence of music therapy in the therapeutic complement, based on the improvement of the general condition of the clients. The determined objectives were achieved in situations where there was a reduction in symptoms, mental and behavioral regulation, and consequent potential reduction in pharmacological medication, making evident the role that music therapy can and should play in an institution with the multifactorial characteristics of the population covered by APERCIM.
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018
Exame público realizado em 15 de Março de 2019
URI: http://hdl.handle.net/11067/4499
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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