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dc.contributor.authorClemente, Rosa Maria-
dc.date.accessioned2018-07-27T15:36:11Z-
dc.date.available2018-07-27T15:36:11Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4032-
dc.descriptionIntervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 17-18 (1998). - p. 19-25pt_PT
dc.description.abstractQuando hoje abordamos as questões relativas à infância e à juventude, temos seguramente uma perspectiva muito diferente daquela que os nossos avós e os seus antepassados manifestaram ao desenvolver atitudes para com as crianças de então e ao organizarem soluções para os seus problemas. Desde sempre a criança foi vista como um ser frágil, inferior, versão incompleta de um adulto, um "pas encore". A relação dos adultos com este ser "incompleto", enquanto tal, assentava nessa visão redutora da criança, que apenas suscitava a obrigação de ver satisfeitas as suas necessidades básicas e indispensáveis ao processo do seu crescimento ate atingir a fase adulta. A nível da educação e da formação imperavam os valores rígidos da obediência e da submissão aos mais velhos e o rigor na disciplina. Questões como o respeito pela individualidade, formação da personalidade, especiais necessidades, aspirações, motivações ou interesses eram na generalidade completamente ignoradas.-
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDireitos da criançapt_PT
dc.titleUm novo olhar sobre a criança : um direito novo de promoção de direitos e de protecçãopt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.peerreviewednopt_PT
Aparece nas colecções:[ULL-ISSSL] IS, n. 17-18 (1998)

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