Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/3985
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matias, Maria Aurora, 1948- | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-26T11:13:43Z | - |
dc.date.available | 2018-07-26T11:13:43Z | - |
dc.date.issued | 1996 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/3985 | - |
dc.description | Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 13-14 (1996). - p. 65-74 | pt_PT |
dc.description.abstract | Na sua prática os Assistentes Sociais lidam essencialmente com indivíduos, famílias, grupos e populações que sofrem de tais carências que os impedem de terem acesso a educação, à saúde, a segurança social e ao trabalho e consequentemente estão impedidos de praticar os direitos civis e políticos no sentido dos seus interesses. Os Assistentes Sociais actuam sobre todas as necessidades dos indivíduos que vivem em situação de exclusão e pobreza. No seu espaço de intervenção, atravessado por varias contradições, os excluídos procuram conquistar e apropriar- se de bens e sérvios, e obter mais poder. Por sua vez os Assistentes Sociais procuram exercer uma mediação entre a população e as instituições/organizações, fornecedoras de bens e serviços, procurando articular as necessidades com o acesso a condição de usuário dos sérvios. As condições em que se efectua a mediação e o sentido que lhe e atribuído poderão contribuir para a aquisição da cidadania, ou, pelo contrario, transformar os indivíduos em usuários servis de bens e serviços, incluindo do próprio Serviço Social. O sentido e o resultado da prática dos Assistentes Sociais dependem de condições externas a profissão e de condições internas. Entre estas, considero de particular importância a formação que os futuros profissionais adquirem nas escolas por ser aí que formam ou fundamentam o seu quadro de referencias te6rico!ideol6gico e aprendem o ser e o fazer profissional. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Assistentes sociais - Formação | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.title | Escolas de serviço social : funcionamento democrático e aprendizagem da cidadania | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
Appears in Collections: | [ULL-ISSSL] IS, n. 13-14 (1996) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
is_12_13_1996_6.pdf | Texto integral | 404,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License