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Título: Estará a grande distribuição alimentar em Portugal a contribuir para um consumo mais responsável?
Autor: Fonseca, Tiago Senra Monteiro
Orientador: Gomes, Isabel Maria Cantista Roberto Vieira
Palavras-chave: Gestão
Decisão - Comportamento social
Responsabilidade Social das Empresas
Comportamento do Consumidor
Consumidores - Tomada de decisão
Data: 2018
Resumo: Resumo: A sustentabilidade tem vindo a assumir um papel relevante nas empresas e na própria sociedade, não só pela crescente exigência dos governos no sentido de legislar e criar normas específicas que a sustentem, mas também por pressões de mercado, provenientes, da consciência ecológica que se tem verificado nos consumidores. O enfoque principal desta investigação incidiu na análise da perceção do consumidor sobre as práticas de distribuição alimentar, para assim se perceber se estas influenciam o consumidor nas suas compras e contribuem para o fomento da sustentabilidade ambiental. A metodologia utilizada envolveu como instrumentos da recolha de dados, a análise documental e o inquérito por questionário. A análise documental foi realizada em documentos das duas grandes cadeias de distribuição alimentar em Portugal – Grupo Jerónimo Martins e Grupo Sonae, incidindo no Relatório de Responsabilidade Cooperativa de 2016 do Grupo Jerónimo Martins e no Relatório de Sustentabilidade de 2016 do Grupo Sonae. O inquérito por questionário foi aplicado a 87 consumidores da região do Porto, com o objetivo de analisar o comportamento do consumidor no momento em que realiza as suas compras, e de analisar a perceção dos consumidores sobre a sustentabilidade ambiental e a sua influência sobre as opções de compra. Verificou-se que o tipo de consumidor não tem influência na compra de produtos de marcas do distribuidor ou do produtor, as habilitações literárias não têm influência na decisão da compra de produtos defensores do ambiente, e que a idade e o conhecimento de medidas de apoio à sustentabilidade têm influência na escolha do local de compras, apesar de apenas uma reduzida percentagem de inquiridos ter conhecimento das medidas de sustentabilidade das empresas. A conclusão geral do estudo é que as empresas da grande distribuição alimentar em Portugal não estão a conseguir passar a mensagem da importância da sustentabilidade aos consumidores, e que as mesmas, deverão procurar mais formas de comunicação (em especial nos locais de compras), de maneira a que a mensagem consiga chegar de forma definitiva e assertiva ao consumidor.
Abstract: Sustainability has been playing an important role in companies and in society itself, not only because of the growing demand from governments to legislate and create specific norms to support it, but also because of market pressures from environmental awareness consumers. The main focus of this research was the analysis of consumer perception of food distribution practices, in order to understand if these influence the consumer in their purchases and contribute to the promotion of environmental sustainability. The methodology involved the collection of data, the documentary analysis and a questionnaire survey. The documentary analysis was carried out in documents of the two main food distribution chains in Portugal - Jerónimo Martins Group and Sonae Group, focusing on the Jerónimo Martins Group's 2016 Cooperative Responsibility Report and on the Sonae Group's Sustainability Report 2016. The questionnaire survey was applied to 87 consumers from the Porto region, with the objective of analyzing the consumer behavior at the time of their purchases and analyzing consumers' perceptions about environmental sustainability and their influence on their buying options. It was found that the type of consumer has no influence on the purchase of distributor or producer brands, literacy has no influence on the decision to purchase environmental products, and that the age and knowledge of support measures to sustainability have an influence on the choice of shopping location, although only a small percentage of respondents are aware of the company's sustainability measures. The overall conclusion of the study is that the large food distribution companies are failing to convey the message of the importance of sustainability to consumers, and that they should look for more ways of communicating (especially in shopping places) so that messages are able to arrive definitively and assertively to the consumer.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão.
Exame público realizado em 21 de Maio de 2018
URI: http://hdl.handle.net/11067/3833
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FCEE] Dissertações

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