Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/358
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964-por
dc.contributor.advisorPereira, Nuno Eduardo Rodrigues Alves, 1971-por
dc.contributor.authorLucas, Paula Cristina da Costa, 1978--
dc.date.accessioned2013-09-19T13:17:43Z-
dc.date.available2013-09-19T13:17:43Z-
dc.date.issued2013-09-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/358-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012por
dc.descriptionExame público realizado em 23 de Março de 2012por
dc.description.abstractA musicoterapia com crianças e jovens em perigo é uma das áreas em que os musicoterapeutas têm vindo a investir cada vez mais. Assim, verifica-se um crescente reconhecimento do papel da música como mediador e promotor da relação terapêutica, numa população com tantas dificuldades ao nível da expressão verbal. Com este trabalho pretende-se dar a conhecer uma intervenção em musicoterapia com esta população no contexto específico do acolhimento residencial, no âmbito de um estágio do mestrado em musicoterapia. A intervenção decorreu ao longo de 9 meses e foram efectuadas uma média de 24 sessões com 17 utentes que estavam distribuídos entre 4 grupos e 3 intervenções individuais de musicoterapia. Na reflexão efectuada sobre todo este processo, dá-se especial ênfase ao estudo de dois casos (um individual e um grupal) em que são analisadas em maior detalhe as diversas fases da intervenção à luz de teorias do desenvolvimento infantil e das dinâmicas de grupo. Os resultados desta intervenção são, de uma forma geral, positivos, embora as mudanças observadas em cada paciente tenham ocorrido principalmente no contexto terapêutico, não se observando mudanças tão significativas no contexto social. Reconhece-se assim, a importância de ser dada continuidade ao trabalho desenvolvido neste estágio, através da musicoterapia ou de outro tipo de intervenção, preferencialmente, onde sejam trabalhadas a expressividade e as competências relacionais. (Paula Cristina da Costa Lucas)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCrianças em risco - Assistência em instituições - Portugal - Lisboapor
dc.subjectJovens em risco - Assistência em instituições - Portugal - Lisboapor
dc.subjectMusicoterapia para criançaspor
dc.subjectMusicoterapia para adolescentespor
dc.subjectCentro de Acolhimento Temporário Casa da Boavista (Lisboa, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)por
dc.titleEncontros sonoros : musicoterapia com crianças e jovens em acolhimento institucionalpor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201788420-
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mmt_paula_lucas_dissertacao.pdfTexto integral779,21 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.