Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/3580
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Manoel, Bernardo de Orey, 1969- | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Hélder Manuel Alves do, 1988- | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-26T10:40:59Z | - |
dc.date.available | 2017-10-26T10:40:59Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/3580 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2017. | pt_PT |
dc.description | Exame público realizado em 16 de Outubro de 2017. | pt_PT |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objectivo fazer uma reflexão sobre a importância e a influência do silêncio na Arquitectura. Investiga o diálogo da Escultura, Pintura e Música com o espaço arquitectónico. Fá-lo quer ao nível conceptual, quer ao nível programático. O tema “Espaços de Arte e Silêncio” surgiu da necessidade de sustentar a proposta realizada no âmbito de Projecto III, cuja ideia passa por potencializar o silêncio. Assim, numa primeira fase do trabalho exploramos os conceitos de silêncio, esvaziar e pausa no confronto da Escultura, Pintura e Música com a Arquitectura, através de uma estratégia que permite ao Homem refugiar-se dos estímulos agressores do nosso Mundo. Numa segunda fase, apresentamos a leitura crítica de três obras arquitectónicas com características distintas, quer ao nível do programa e território, quer ao nível do contexto, díspares no tempo e na função. Tentaremos mostrar as particularidades que tornam estas obras “Espaços de Arte e Silêncio”. Por fim, expomos a importância de “Espaços de Arte e Silêncio” na reedificação de um território ruidoso e marginalizado, especialmente na consolidação social e urbana, através de novas dinâmicas espaciais e silenciosas. Concluímos com o estudo prático no âmbito da unidade curricular Projecto III, da proposta de Centro Cultural de Apoio aos Sem Abrigo, para a encosta nascente do Vale de Alcântara, em Lisboa. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Chafes, Rui, 1966- - Crítica e interpretação | pt_PT |
dc.subject | Calapez, Pedro, 1953- - Crítica e interpretação | pt_PT |
dc.subject | Sassetti, Bernardo, 1970-2012 - Crítica e interpretação | pt_PT |
dc.subject | Arte e arquitectura | pt_PT |
dc.title | Espaços de arte e silêncio : Rui Chafes, Pedro Calapez e Bernando Sassetti | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201743922 | - |
Aparece nas colecções: | [ULL-FAA] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mia_helder_nascimento_dissertacao.pdf | Dissertação | 11,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons