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Título: A dependência à Internet nos jovens de uma escola de cariz militar
Autor: Carochinho, José António Baião, 1963-
Lopes, Maik Isidoro, 1983-
Palavras-chave: Dependência da internet na adolescência
Dependência da internet na adolescência - Prevenção
Educação militar
Data: 2016
Citação: Carochinho, José António Baião ; Lopes, Maik Isidoro (2016) - A dependência à Internet nos jovens de uma escola de cariz militar. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 489-507.
Resumo: A dependência à internet entrou para o capítulo das adições, consequência da superfluidade que dela se faz. Desde a década de noventa do século passado que os investigadores da área das ciências sociais e humanas têm vindo a apontá-la como um problema generalizado entre indivíduos de vários países e nas diversas sociedades, reclamando um olhar diferente relativamente à mesma. Um dos grupos em que as preocupações mais se evidenciam é o dos jovens pelas consequências que acarreta ao nível social (isolamento físico e dificuldade no relacionamento interpessoal), ao nível clínico (cogitação fantasiosa da realidade, cyberbulling) e ao nível Educacional (aprendizagem). O presente estudo visa analisar o fenómeno da dependência à Internet numa escola de cariz militar, para ajuizar sobre a amplitude do mesmo. Nele participaram 174 alunos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos de idade. Foi utilizada a versão portuguesa do Internet Addiction Test (IAT) de Young (1998), a qual apresentou consideráveis propriedades psicométricas: uma estrutura tetra-fatorial interpretável responsáveis por cerca de 55% da variância dos resultados, a par de uma boa consistência interna. Globalmente, os resultados não suscitaram preocupações ao nível da dependência à Internet por parte destes alunos. Neste trabalho discute-se igualmente a importância da prevenção e intervenção da dependência da Internet, bem como a necessidade de alargar o sentido de consciência e informação de todos os pais e educadores para a problemática em análise.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 489-507.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3535
https://doi.org/10.34628/f79q-v341
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

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