Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3528
Título: Social anxiety disorder and depressive symptoms in adolescence : the mediator role of the impact of traumatic shame experiences
Autor: Antunes, Maria da Luz Bernardo
Salvador, Maria do Céu Teixeira
Palavras-chave: Fobia social na adolescência
Depressão na adolescência
Vergonha na adolescência
Data: 2016
Citação: Antunes, Maria da Luz Bernardo ; Salvador, Maria do Céu Teixeira (2016) - Social anxiety disorder and depressive symptoms in adolescence : the mediator role of the impact of traumatic shame experiences. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 397-415.
Resumo: A Perturbação de Ansiedade Social (PAS) e a Perturbação Depressiva Major são altamente prevalentes e comórbidas na adolescência. Por outro lado, tanto depressão como ansiedade social (AS) estão associadas com experiências traumáticas de vergonha (ETV). Apesar de a literatura ligar estes constructos dois a dois, não existem estudos que explorem a relação entre os três. Nesse sentido, o presente estudo explorou as associações entre impacto das ETV, AS e depressão, e o papel do impacto das ETV na relação entre AS e depressão. Duas amostras de adolescentes (população geral e adolescentes com PAS) foram avaliadas em temos de AS, sintomatologia depressiva e impacto das TSE. Foi encontrada uma associação moderada entre o impacto das ETV e a depressão e uma associação fraca entre o impacto das ETV e a AS. Na população geral e na amostra clínica a AS e a depressão encontraram-se, respetivamente, moderadamente e fracamente associadas e o impacto das ETV revelou-se um mediador parcial e total (também respetivamente) da relação entre AS e depressão. Os resultados confirmaram que AS/PAS e Depressão estão relacionadas (com AS a predizer depressão) e que o impacto das ETV detém um papel nesta relação. Questões teóricas e implicações clinicas destes resultados são apresentadas.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 397-415.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3528
https://doi.org/10.34628/er8w-h416
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v7_n1-2_28.pdf392,07 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.