Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3519
Título: O fenómeno índigo : plano de ações criativas para os pais
Autor: Dias, Rosa Schmitz
Palavras-chave: Crianças índigo
Pais de crianças excepcionais - Aconselhamento
Data: 2016
Citação: Dias, Rosa Schmitz (2016) - O fenómeno índigo : plano de ações criativas para os pais. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 287-308.
Resumo: O trabalho sobre o Fenómeno Índigo pretendeu ser um alerta aos Pais e uma contribuição para a Psicologia da Educação. A aceitabilidade dos Pais foi facetada na Aceitação Geral, no Conhecimento, na Consciencialização e na Sensibilidade, e transversalizada pelas Dimensões Fenómeno Índigo, a interrelação e as atitudes dos Pais com seus filhos Índigo, e o comportamento da criança Índigo. Losey (2008), Carrol e Tober (2008), e Virtue (2006) afirmam a importância de consciencializar-nos para orientar os Pais e educadores para esta Nova Humanidade, aflorando novos comportamentos, e exigindo um maior nível psicoeducacional. Utilizou-se um estudo de intervenção com design quasiexperimental que se assumiu como potencial instrumento de trabalho. Testou-se a eficácia de um Plano de Ações Criativas tendo em vista o aumento da Aceitabilidade (AC) dos Pais, em um grupo de 11 Pais – com idade dos 21 aos 65 e com filhos na faixa etária dos 2 aos 12, tendo Questionários com respostas em Escala Likert. Foi observada a Aceitabilidade (AC) de Antes (T1) para Depois (T2) da intervenção, considerando-se as variáveis Gênero dos filhos e Escolaridade dos Pais. Diferenças significativas, tanto para as Facetas como para as Dimensões da Aceitabilidade, foram detetadas. O Plano de Ações Criativas mostrou-se ser um veículo de intervenção eficaz, como facilitador para o aumento da Aceitabilidade e desmitificação do fenómeno Índigo. Os resultados apontam que os Pais estão preocupados com a performance e a formação dos seus filhos Índigo.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 287-308.
URI: http://hdl.handle.net/11067/3519
https://doi.org/10.34628/7bem-5f37
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016)

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