Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/3507
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castilho, Clara | - |
dc.contributor.author | Cunha, Cristina | - |
dc.contributor.author | Gamito, Dolores | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-03T10:06:02Z | - |
dc.date.available | 2017-08-03T10:06:02Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Castilho, Clara ; Cunha, Cristina ; Gamito, Dolores (2016) - “Do agir ao pensar.” Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 137-153. | - |
dc.identifier.issn | 1647-4120 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/3507 | - |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.34628/t00x-xy54 | - |
dc.description | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 137-153. | por |
dc.description.abstract | Apresentação do projeto desenvolvido durante 4 anos no "CENTRO DOUTOR JOÃO DOS SANTOS” e apoiado pela Direção Geral da Saúde. O Projeto teve como objetivo a diminuição das queixas de comportamento em meio escolar, das dificuldades emocionais severas, bem como das dificuldades globais na iniciação à aprendizagem escolar (leitura, escrita, cálculo, nível gráfico), assim como uma melhor integração individual e social em meio escolar. Abrangeu 42 crianças e respetivas famílias. Para além da integração das crianças em grupo pedagógico-terapêutico, foi possível reforçar a intervenção pelas expressões (plásticas, teatro, psicomotricidade, música) e os apoios psicológicos. O impacto foi estudado através de diversos testes (psicológicos, psicomotores, pedagógicos e familiares) e questionários externos aos professores. Verificou-se uma clara evolução global em todas as áreas estudadas. Os resultados vieram reforçar a ideia de que o peso das experiências emocionais nos primeiros anos de vida são determinantes na evolução individual, familiar, escolar e social de cada criança. Foi visível a influência das perturbações familiares nos contextos de vida, constituindo um risco nas queixas de comportamento e aprendizagem apresentadas por muitas crianças. As práticas de intervenção pela pedagogiaterapêutica, reforçadas por atividades lúdico expressivas, fizeram a diferença na evolução das “prestações” destas crianças, como demonstram as avaliações pedagógica, psicológica e psicomotora. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Crianças em risco - Psicologia | por |
dc.subject | Crianças em risco - Serviços para - Portugal | por |
dc.title | “Do agir ao pensar” | por |
dc.type | article | por |
dc.identifier.citationtitle | “Do agir ao pensar” | - |
dc.identifier.citationauthor | Castilho, Clara | - |
dc.identifier.citationauthor | Cunha, Cristina | - |
dc.identifier.citationauthor | Gamito, Dolores | - |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] RPCA, v. 07, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rpca_v7_n1-2_11.pdf | 778,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.