Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/3382
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDiogo, Maria do Nascimento Xavierpor
dc.contributor.authorPinto, Lígia Margarida Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-06-20T12:42:26Z-
dc.date.available2017-06-20T12:42:26Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3382-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Design de Interiores e Equipamento.por
dc.descriptionExame público realizado em 19 de Dezembro de 2011.por
dc.description.abstractEsta dissertação pretende demonstrar a importância da reabilitação de técnicas produtivas manuais como factor de competitividade dos produtos e de preservação de elementos culturais identitários que integram o património cultural imaterial, da sociedade em que se inserem. Para tal, são apresentadas algumas das técnicas de trabalho na madeira com o objectivo de demonstrar algumas das competências que a este nível ainda são desenvolvidas e que devem ser preservadas. Considera-se que neste campo a intervenção do designer passa por um trabalho conjunto com os artesãos com o objectivo comum de reabilitar as técnicas e produção de objectos de forma artesanal, atribuindo-lhe o valor humanizado que tem sido procurado pelos usuários actualmente. A vontade de aliar o design às técnicas de produção manual é partilhada por algumas empresas que têm apostado cada vez mais neste nicho de mercado preconizando uma sustentabilidade que não só é económica, mas, também, patrimonial e ambiental. As constantes transformações da sociedade, promovidas pela aceleração dos ritmos de vida exigem aos designers a capacidade de antever as necessidades, o que passa actualmente também por uma atitude de sustcntabilidade que contrarie o rápido consumo e substituição de bens.por
dc.description.abstractThis dissertation intends to demonstrate the importance of rehabilitation of manual production techniques, as a factor of cornpetitiveness of products and preservation of cultural identity elements that integrate the intangible cultural heriitage, of the society in which they operate. To this end, there are some wood working techniques with the aim to demonstrate some of the powers at this leveI are still to be developed and should be preserved. It is considered that this area of intervention, by the designer, is working with the artisans with the common goal of rehabilitation techniques and production of objects by hand, giving it the value that has been humanized by the users sought today. The desire to combine design to manual production techniques is shared by some companies that have bet even more on this niche market, advocating a sustainability that is not only economic but also environmental and heritage. The constant changes in society, promoted by the accelerating pace of life, requires designers the ability to anticipate the needs, which is now also an attitude of sustainability contrary to the rapid consumption and replacement of assets.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesignpor
dc.subjectPatrimóniopor
dc.subjectIdentidade culturalpor
dc.subjectMateriais de construçãopor
dc.titleTécnicas produtivas manuais no design contemporâneo : factor para a relevância cultural e a competividade dos produtospor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de mestrado.pdf5,67 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.