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dc.contributor.advisorCosta, Maria Suzana Faropor
dc.contributor.advisorRapagão, João Paulo Menezes Dias Pereirapor
dc.contributor.authorTavares, Renata Alexandra Lopes-
dc.date.accessioned2017-04-10T11:46:43Z-
dc.date.available2017-04-10T11:46:43Z-
dc.date.issued2013-05-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3176-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Arquitectura.por
dc.descriptionExame público realizado em 13 de Fevereiro de 2013.por
dc.description.abstractO Homem está em permanente contacto com valores e factores externos que permitem construir a sua existência. Desde a Pré-história que procura o abrigo, onde encontra o seu espaço e lugar, a sua sobrevivência e vivência. Para além da sua ocupação e organização territorial, o Homem é capacitado a nível cognitivo o que se traduz na sua constante aprendizagem e troca de valores entre seres da sua espécie - animal social. A sua existência passa por uma procura pela satisfação, encontrando na arquitectura, na música e nas restantes artes e ciências, um complemento ao seu enriquecimento interior Com isto, sugerimos o encontro entre estes pensamentos, no caso específico, entre a arquitectura e a música. Procuramos associar a arquitectura e a música, interligando os seus valores e perspectivando a sua afinidade. Partimos de componentes básicas à forma de concepção e composição, com o intuito de perceber como se adaptam a determinado lugar, sociedade, cultura, pensamento e tempo. Neste sentido, temos como objectivo final reflectir este pensamento no Caso de Estudo, inserido no exercício prático de Projecto III: A vectorização da música na arquitectura - Escola de Música de Vilar de Mouros. O estudo e análise dos temas propostos na presente dissertação, assentaram no conhecimento prévio do território, no levantamento topográfico e morfológico, nas dissonâncias sociais e de valências culturais da aldeia de Vilar de Mouros. Paralelamente a este reconhecimento, recorre-se a monografias de importância fundamental para o processo de investigação e teorização acerca do tema, plataformas digitais e documentos diversos, que estruturam e clarificam histórica e culturalmente o posicionamento das duas dïsciplinas no pensamento do Homem. É importante reter que o Caso de Estudo é o colmatar de todos os conceitos teorizados, em que importa principalmente compreender e direccionar de que forma a arquitectura pode reter a música na sua poética, conceptualidade e funcionalidade. Finaliza-se o estudo com a conclusão e reflexão sobre todo o conteúdo analisado, estudado e aplicado na presente dissertação.por
dc.description.abstractThe man is in constant contact with external factors which allow him to compose his existence. From pre-history he has been searching for shelter, finding his space, place, survival and experiences. In addition to their basic survival necessities, since it is able in a cognitive level and also the fact of Iiving in society, allows him to be constantly learning. Its existence passes through the search for satisfaction, finding in architecture, music and other arts, a complement to their inner composition. Herewith, we suggest the interconnection between these thoughts, in that specific case among architecture and music. We attempt to associate architecture and music, connecting its manifestations and values and foreseeing its aftinity. We start from basic components to the conception form, trying to understand how to adapt to a particular place, culture, society, thought and time. In this sense, we aim to refiect this thinking in the final case study, which appears in practice for Projecto III: A vectorizaçào da música na arquitectura - Escola de Música de Vilar de Mouros. The study and analysis of the issues proposed in this dissertation, sat on prior knowledge of the territory, the topographic and morphological dissonance in social and cultural valences of the village of Vilar de Mouros. Alongside this recognition, it resorts to monographs of fundamental importance to the process of research and theorizing on the topic, digital platforms and other documents, which structure and clarify historical and cultural positioning ofthe two disciplines in the thought of man, lt’s important to remember that the Study Case is the culmination of ali concepts theorized, in which mainly imports and direct understanding of how architecture can retain the music in his poetry, conceptuality and functionality. Ends up the study with the conclusion and reflection on the entire contents analyzed, studied and applied in this dissertation.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitecturapor
dc.subjectArquitectura e músicapor
dc.subjectMúsica e Arquitecturapor
dc.subjectEspaço (Arquitectura)por
dc.subjectMetamorfosepor
dc.titleEncontro de valores entre a arquitectura e a música : Escola de Música de Vilar de Mourospor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
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