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dc.contributor.advisorPires, Ana Meireles Sousapor
dc.contributor.advisorMoura, José Carlospor
dc.contributor.authorCardoso, Elisabete Teresa Teixeira-
dc.date.accessioned2017-01-09T16:13:39Z-
dc.date.available2017-01-09T16:13:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2630-
dc.descriptionExame público realizado em 22 de Julho 2016, às 14h00.por
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica.por
dc.description.abstractNo âmbito do Estágio Curricular integrado no Mestrado de Psicologia Clínica, da Universidade Lusíada do Porto, e concretizado na Associação de Resposta Terapêutica – ART, no Marco de Canaveses, foi realizado o presente relatório, sob a supervisão da Professora Doutora Ana Meireles e orientação do Psicólogo e Diretor da Associação ART, o Doutor José Carlos Moura. O Estágio Curricular incidiu na observação e na intervenção de comportamentos desviantes de jovens, entre os 12 e os 18 anos, institucionalizados na ART, num período compreendido entre 24 de Setembro de 2015 a 27 de Maio de 2016, totalizando mil cento e quarenta e nove horas. O Estágio Curricular teve como objetivo aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de todo o percurso académico, contribuindo para a aquisição de experiência e competências profissionais, bem como para uma reflexão sobre as práticas e o contacto com a realidade. A realização do estágio permitiu aprofundar o conhecimento sobre a natureza biopsicossocial do fenómeno do consumo de drogas, a par da filosofia de intervenção e do funcionamento da associação, para posteriormente poder intervir de forma adequada e experienciar o papel de Psicóloga - nas áreas da prevenção, recuperação e tratamento da toxicodependência – e ainda desenvolver, de forma paralela e integrada, a concretização do relatório de Estágio Curricular. No que diz respeito à composição do relatório de estágio, este organiza-se em três capítulos fundamentais. O primeiro diz respeito à apresentação do local de estágio, nomeadamente a caracterização da associação, as infraestruturas, a organização e funcionamento da equipa técnica, da equipa de monitorização e da equipa auxiliares, a descrição do processo de institucionalização e a população alvo, assim como, a caracterização do papel de Psicólogo Clínico e do modelo de intervenção na ART. No segundo capítulo, apresentam-se as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, nomeadamente as intervenções lúdico-pedagógicas, a intervenção em grupo e a intervenção individual. O terceiro e último capítulo consiste numa reflexão crítica acerca do trabalho desenvolvido na instituição, face às expectativas e desafios sentidos e do contributo a nível de crescimento pessoal e profissional. Tendo em conta a importância do papel do psicólogo clínico em contexto comunitário.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectToxicodependênciaspor
dc.subjectIntervenção psicológicapor
dc.subjectPrevençãopor
dc.titleA arte de viver e viver com artpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201236885-
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