Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11067/2475
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rocha, Luzia Aurora Valeiro de Sousa, 1978- | por |
dc.contributor.author | Pinheiro, Ana Raquel Saraiva, 1982- | por |
dc.date.accessioned | 2016-06-17T10:05:31Z | - |
dc.date.available | 2016-06-17T10:05:31Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2475 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015 | por |
dc.description | Exame público realizado em 14 de Junho de 2016 | por |
dc.description.abstract | A presente investigação pretende estudar o conteúdo da Primeira Abordagem no ensino dos pilares da técnica do violoncelo. Expõe as Informações e os jogos/exercícios que os professores de violoncelo indicam aos alunos no momento da aprendizagem de um conceito técnico específico e ainda a utilidade desses conteúdos para o violoncelista em geral. Depois de uma sintética contextualização histórica que desencadeia todas as alterações da técnica do instrumento, houve uma pesquisa bibliográfica e apresentou-se o panorama da pedagogia da técnica violoncelística assim como os conteúdos técnicos necessários à performance do violoncelo. Para aprofundar os conhecimentos sobre a primeira abordagem ao leccionar os conteúdos técnicos, foi feito um questionário aos professores. A pesquisa focou-se na análise dos resultados dos questionários e todas as informações recolhidas serviram de base à elaboração de uma sugestão de “jogos para miúdos / prescrições para graúdos”. Esta sugestão visa a criação de uma ferramenta pedagógica portuguesa de utilidade aos professores de violoncelo e, se adaptada, à generalidade dos professores de instrumentos de arco/cordas. No mundo actual em que vivemos em que a sociedade exige cada vez mais do cidadão e os desafios são uma constante, a orientação pedagógica construtiva ao desenvolvimento dos alunos, o estímulo da criatividade e uma contínua procura de conhecimento tornam-se fundamentais. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Violoncelo - Instrução e estudo | por |
dc.subject | Violoncelo - Métodos | por |
dc.subject | Violoncelo - Estudos e exercícios | por |
dc.title | A primeira abordagem no ensino da técnica do violoncelo no século XXI | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201191938 | por |
Appears in Collections: | [ULL-FCHS] Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mem_ana_pinheiro_dissertacao_r.pdf | Dissertação | 28,02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.