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dc.contributor.advisorMoreira, Paulo Alexandre Soares-
dc.contributor.advisorFernandes, Sara Margarida Soares Ramos-
dc.contributor.authorFonseca, Paula Cristina Amaral-
dc.date.accessioned2016-05-03T11:24:07Z-
dc.date.available2016-05-03T11:24:07Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2293-
dc.descriptionExame público realizado em 17 de Dezembro de 2013.por
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.por
dc.description.abstractO interesse teórico recente das bases neuropsicológicas dos principais fatores da personalidade e do funcionamento executivo enquanto preditores significativos do comportamento, sugerem a necessidade de análise das associações existentes nestes dois constructos. As funções executivas são cruciais perante novas situações em que é exigida adaptação e flexibilidade do comportamento intervindo consequentemente na organização dinâmica do sistema psicofisico do individuo. A Personalidade resultante da organização dinâmica dos processos psicológicos constitui a síntese de todos os elementos que intervêm no desenvolvimento psicobiológico do individuo. Ambas tornam-se fundamentais para prever o direcionamento e regulação das diversas competências intelectuais, emocionais e sociais, permitindo ao sujeito uma saudável adaptação ao meio. Apesar disso, não se conhece nenhum estudo que tenha avaliado as correlações entre funções executivas e as dimensões do Modelo Psicobiológico da Personalidade de Cloninger em Adolescentes, O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre as Funções Executïvas e as dimensões do Modelo Psicobiológico da Personalidade em adolescentes. Participaram neste estudo 213 adolescentes, com as idades dos 12 aos 18 anos, e média de idade 15,05. Os resultados revelaram associações significativas entre várias dimensões do Modelo Psicobiológico da Personalidade e funções executivas. A dimensão de “dependência da recompensa” é a dimensão da personalidade que está mais associada a indicadores positivos das funções executivas, independentemente do instrumento usado para avaliar as funções executivas. A persistência encontra-se também associada a indicadores positïvos das funções executivas mas apenas na “tomada de decisão” e negativamente a indicadores negativos apenas no Wisconsin. Ao nível da “determinação” está associada às funções executivas no Wisconsin e no Stroop, na “prova de semelhanças” e em algumas dimensões do Cambridge. A dimensão “cooperação” está associada a algumas dimensões do Wisconsin. A dimensão “procura de novidade” está associada negativamente apenas com a “latência” no teste do Cambridge. Este conjunto de resultados sugere que diferentes dimensões da personalidade estão associadas a diferentes das funções executivas em adolescentes. Estes resultados são consistentes com estudos que avaliaram estas relações usando outros instrumentos de avaliação da personalidade.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectPersonalidadepor
dc.subjectBiopsicologiapor
dc.subjectTeste psicológico : Escala de inteligência Wechsler para crianças (WISC III)por
dc.subjectTeste psicológico : Wisconsin testpor
dc.subjectTeste psicológico : Stroop - Teste de Cores e Palavraspor
dc.subjectTeste psicológico :D2 - Teste de Atençãopor
dc.subjectTeste psicológico : Inventário de Temperamento e Carácter-Júnior (JTCI)por
dc.titleFunções executivas e modelo psicobiológico da personalidade em adolescentespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201230852-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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