Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2272
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinheiro, Ricardo Nuno Futre, 1977-por
dc.contributor.advisorMoreira, Pedro Filipe Russopor
dc.contributor.authorAzevedo, Luís Miguel Barros, 1986-por
dc.date.accessioned2016-04-28T17:49:07Z-
dc.date.available2016-04-28T17:49:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2272-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015por
dc.descriptionExame público realizado em 24 de Julho de 2015por
dc.description.abstractAs estratégias que previnem patologias e que tornam o desenvolvimento instrumental progressivo e natural através do conhecimento do corpo e da sua relação com o violoncelo são de grande utilidade para os músicos. Esta dissertação foca diferentes abordagens de pedagogos do violoncelo no que respeita à postura, focando e comparando as suas abordagens. O trabalho apresentado procura encontrar diversas perspectivas que possam ajudar os violoncelistas a aplicar os conhecimentos posturais adequados a cada realidade, tendo assim uma base de técnicas mais abrangentes que possam ser aplicáveis no contexto pedagógico e performativo. Esta dissertação apresenta um estudo de caso no qual foram observados 4 alunos no contexto de sala de aula, e confrontados os resultados com as perspectivas abordadas pelos pedagogos do violoncelo e outros autores. Foi possível concluir, com este estudo, que cada aluno tem as suas especificidades físicas, e que tais contingências influenciam nos problemas posturais e, consequentemente, na sua resolução. Deste modo, o conhecimento das diferentes perspectivas teóricas e pedagógicas permitem ao docente encontrar abordagens alternativas que podem corresponder às necessidades de cada aluno.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVioloncelo - Instrução e estudopor
dc.subjectVioloncelo - Métodospor
dc.subjectVioloncelo - Estudos e exercíciospor
dc.subjectSazer, Victor - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectTortelier, Paul, 1914-1990 - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleAbordagem pedagógica da postura aplicada à técnica de base do violoncelo de alunos até ao V graupor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201558050-
Aparece nas colecções:[ULL-FCHS] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mem_luis_azevedo_dissertacao.pdfDissertação935,39 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.