Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2243
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosinha, António José Palma Esteves, 1966-por
dc.contributor.authorTchilua, Riquita Carlos Capeio, 1974-por
dc.date.accessioned2016-04-27T15:01:28Z-
dc.date.available2016-04-27T15:01:28Z-
dc.date.issued2016-04-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2243-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacional, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015por
dc.descriptionExame público realizado em 27 de Novembro de 2015por
dc.description.abstractA presente investigação pretende apresentar os resultados do estudo de caso realizado numa empresa do setor dos transportes angolano. Foram investigadas algumas das principais práticas organizacionais segundo os conceitos de Cultura e Clima Organizacional, visando explicitar a sua relação com os níveis de Satisfação obtidos pela organização. Procurou-se determinar as dimensões mais relevantes na cultura e clima organizacional, estabelecendo pontes com a satisfação dos colaboradores. A recolha de dados teve por base a escala de cultura organizacional, adaptada a partir de Maull et al., (2001), a escala de clima organizacional, de Laros e Puente-Palacios (2004) e a escala de Satisfação de Frederico e Loureiro (2005). Participaram neste estudo 68 indivíduos, com uma média etária de 34 anos. A metodologia segue uma estratégia quantitativa inferencial e exploratória. Os resultados mostram que os níveis de Motivação e envolvimento aumentam em função da satisfação com gestor intermédio. A cultura de inovação não é suficientemente, sendo da responsabilidade dos gestores, influenciando a satisfação com a organização. A Política de RH é pouco ativa e motivadora e como consequência dão origem a níveis baixos de satisfação, envolvimento e compromisso por parte dos colaboradores. Contudo, evidencia-se que os níveis de satisfação aumentam quando se dá enfase às relações interpessoais entre colaboradores e, se opera ao nível das condições de trabalho.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCultura de empresapor
dc.subjectSatisfação no trabalhopor
dc.subjectComportamento organizacionalpor
dc.titleCultura e clima organizacional : impacto nos níveis de satisfação numa empresa do sector dos transportespor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201558360por
Aparece nas colecções:[ULL-FCEE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mgrhano_riquita_tchilua_dissertacao.pdfDissertação1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.