Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2190
Título: A oportunidade de intervir com crianças
Autor: Figueiredo, Elisa Vanessa Soares de
Orientador: Oliveira, Joana Serra de
Pires, Ana Meireles Sousa
Files, Liliana Varejão
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia da Educação
Intervenção psicológica
Desenvolvimento infantil
Intervenção psicológica
Consulta psicológica
Data: 21-Jun-2013
Resumo: O presente relatório resulta do estágio curricular realizado na Clínica Infantil do Tâmega, no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação, na Universidade Lusíada do Porto. Este teve início a 2 de Janeiro de 2012 e finalizou a 10 de Novembro do mesmo ano, tendo a duração total de 970 horas, sob a orientação da Dra. Liliana Files, supervisão da Professora Doutora Joana Oliveira e co-supervisão da Professora Doutora Ana Meireles. O estágio curricular é por excelência um período de aprendizagem e de prática, que nos coloca sistematicamente à prova, e como tal, exige muita dedicação e trabalho. Este tem como objetivo basilar dotar os Muros profissionais, na área da Psicologia da Educação, de competências que lhes permitam lidar com as problemáticas emergentes. A experiência enquanto estagiária na Clínica Infantil do Tâmega resultou num desafio único, que foi preenchido por receios, trabalho, partilha e entusiasmo. O balanço é bastante positivo, tendo em conta o quão importante foi esta experiência de estágio, em termos de aprendizagem e crescimento pessoal. No primeiro capítulo deste relatório, começo por fazer uma caraterização da instituição onde realizei o estágio curricular em análise e serão apresentadas algumas considerações gerais como forma de contextualizar o papel do Psicólogo da Educação. O segundo capítulo consiste na descrição das atividades desenvolvidas no decorrer do estágio (processos de consulta psicológica individual). No terceiro capítulo descrevo 3 casos práticos que acompanhei autonomamente. Por fim, no quarto capítulo, segue-se uma reflexão final procurando ilustrar de uma forma reflexiva as experiências vivenciadas no decorrer do estágio.
Descrição: Exame público realizado em 21 de Junho de 2013.
Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11067/2190
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Relatórios

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio.pdf
  Restricted Access
4,86 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.