Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2135
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Paulo Alexandre Soares-
dc.contributor.authorMoreira, Rita Bastos-
dc.date.accessioned2016-04-11T12:29:35Z-
dc.date.available2016-04-11T12:29:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2135-
dc.descriptionExame público realizado em 02 de Março de 2012.por
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.por
dc.description.abstractOs alunos de etnia cigana têm sido identificados, em várias culturas, como uma população em risco de abandono escolar e de rendimento académico pobre. O envolvimento dos alunos com a escola é um forte preditor do rendimento académico e de abandono escolar. Para além disso, as dimensões de PS e SD do Modelo Psicobiológico de Personalidade de Cloninger, são também preditores do rendimento académico. Apesar destas evidências, não se conhece nenhum estudo que tenha avaliado o envolvimento numa perspectiva multidimensional nem a personalidade na perspectiva do Modelo Psicobiológico em alunos de etnia cigana. . O objectivo deste estudo foi avaliar Personalidade e Envolvimento Escolar em alunos de etnia cigana. Participaram neste estudo um total de 104 alunos do 1° ao 3° Ciclo, dos quais 40 alunos de etnia cigana( 23 do sexo masculino e 17 do sexo feminino) com idades compreendidas entre os 11 e os 16(M=13,38;DP=l,40) e 60 alunos não —ciganos(37 do sexo masculino e 27 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 12 e os l6(M=13,38;DP=l.22). A Personalidade foi avaliada através da versão portuguesa do Junior Temperament and Character Inventor)’ (JTCI; Cloninger, 2003) e o Envolvimento Escolar através da versão portuguesa do Student Engagenent lnstrument (SEI;Appleton& Christenson, 2004). Os resultados demonstraram que alunos de etnia cigana apresentam níveis mais elevados nas dimensões de personalidade NS e HA e níveis inferiores em PS, SD, CO e ST. No envolvimento escolar alunos de etnia cigana apresentam níveis inferiores de envolvimento total, envolvimento cognitivo, suporte da família para a aprendizagem, motivação intrínseca e objectivos e metas futuras. Para além disso ao passo que nos alunos ciganos as dimensões de envolvimento escolar estão positivamente correlacionadas com HA, PS, SD e CO e em menor grau com RD, nos alunos não — ciganos as dimensões de envolvimento escolar, estão apenas associadas a PS e em menor grau a RD e SD. Os resultados deste estudo dão importantes contribuições para a compreensão da personalidade e do envolvimento escolar em alunos de etnia cigana. (Rita Bastos Moreira)por
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectPsicologia da Educaçãopor
dc.subjectAbandono escolarpor
dc.subjectCrianças ciganaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPortugalpor
dc.titlePersonalidade e envolvimento escolar em alunos de etnia ciganapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de mestrado.pdf
  Restricted Access
2,34 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.