Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/1961
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Campos, Maria Benedita Sousa Pereira de, 1975- | por |
dc.date.accessioned | 2016-02-25T13:33:36Z | - |
dc.date.available | 2016-02-25T13:33:36Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/1961 | - |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015 | por |
dc.description | Exame público realizado em 19 de Fevereiro de 2016 | por |
dc.description.abstract | O ensino especial é uma das vertentes da área da educação que visa a integração das crianças e jovens, que por questões várias têm dificuldade em adaptar-se ao ensino regular. Por estar previsto que todas as crianças e jovens devem ter acesso ao ensino, mesmo quando estas têm problemas na área da deficiência mental, do desenvolvimento global ou até mesmo perturbações emocionais e de comportamento, num grau que as impede de frequentar o ensino regular, por incapacidade de integração. Estas têm a hipótese de frequentar instituições de ensino especial como é o caso do Colégio Eduardo Claparède. Este relatório pretende ilustrar a intervenção realizada no âmbito do estágio do mestrado em musicoterapia, com uma população com perturbação global do desenvolvimento e perturbação emocional e de comportamento inseridas no contexto educativo. Ao estabelecer contacto com a instituição e a população que esta acompanha, Consultou-se a literatura disponível, de forma a compreender as problemáticas diagnosticadas, a importância do processo de vinculação para os aspetos emocionais e relacionais, e qual o contributo da musicoterapia nestas dinâmicas dentro de um contexto educativo. Crentes que a musicoterapia pode ser uma mais-valia, uma vez que as várias componentes da música podem ser facilitadoras da gestão das emoções, e das relações, em todos os casos acompanhados partiu-se da estrutura existente nas canções mais significativas para as crianças e dos ritmos e melodias por eles improvisados. Esta prática teve como objetivo de estabelecer uma relação terapêutica onde o terapeuta teve oportunidade de promover na criança a melhoraria da sua capacidade de se relacionar com os outros, controlar os seus impulsos, bem como de expressar as suas emoções e sentimentos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação especial - Portugal | por |
dc.subject | Musicoterapia - Prática profissional | por |
dc.subject | Colégio Eduardo Claparède (Lisboa, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) | por |
dc.title | Musicoterapia e as dinâmicas afetivas/relacionais em setting educativo | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201143500 | por |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mmt_maria_campos_dissertacao.pdf | Dissertação | 946,09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.