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dc.contributor.advisorAlves, Francisco Peixoto-
dc.contributor.authorFerreirinha, Catarina Filipa Maranhão-
dc.date.accessioned2016-01-20T18:34:06Z-
dc.date.available2016-01-20T18:34:06Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1821-
dc.descriptionExame público realizado em 28 de Outubro de 2015.-
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura.-
dc.description.abstractDepois de um século XX, onde a madeira se tornou um material esquecido por ser tradicional, a sociedade, cada vez mais atenta ao Meio-Ambiente, ressuscitou um interesse pelo passado e pelos “velhos” materiais. O novo interesse na arquitetura faz nascer uma nova tradição – aliar as novas técnicas inovadoras com os conhecimentos fundamentados no passado, onde os materiais tradicionais como a madeira assumem um novo papel na arquitetura de vanguarda. O estudo científico – caracterizador desta nova era – conduz a um entendimento mais informado sobre os materiais e as suas possibilidades, resultando na sua aplicação em novas formas e técnicas construtivas. Estudamos a arquitetura em madeira em Portugal na procura de melhor entender os motivos que conduziram a um cenário tão pobre, no que diz respeito às construções com esta matéria no nosso território. Para isso, foi necessário recuar aos primórdios da construção em madeira e ao início da formação do espaço florestal português – o século XIV. Partindo de um breve enquadramento histórico, verificamos que a construção em madeira em Portugal foi claramente influenciada pelo Norte da Europa, relativamente aos princípios e preocupações que envolvem a arquitetura portuguesa e nórdica da atualidade. Com o presente trabalho pretende-se compreender os pontos que os aproximaram no passado para entender de que forma influenciaram a arquitetura contemporânea em madeira em Portugal. O Complexo das Artes será o nosso ensaio projetual que visa apontar opções estratégicas para o centro histórico de Santa Maria da Feira, no sentido de dar resposta a algumas problemáticas que atualmente subsistem.por
dc.description.abstractAbstract: After a twentieth century, where wood has become a material forgotten because of its tradition, society, increasingly aware to the environmental issues, has raised an interest in the past and “old” materials. The newest interest in architecture originates a new tradition – combining innovative techniques with the knowledge grounded in the past, where traditional materials such as wood take on a new role in contemporary architecture. The scientific study – feature of this new era – leads to a more informed understanding of the materials and their means, resulting in its application in new forms and building techniques. We studied Portuguese wooden architecture in seeking to better understand the reasons that led to such a poor scenario, when it comes to wooden buildings in our territory. For this, we must go back to the beginnings of wood construction and the early formation of Portuguese forests – the fourteenth century. Starting from a brief historical background, we realized that wood construction in Portugal was clearly influenced by Northern Europe, relatively to the principals and concerns involving Portuguese and Nordic architecture today. With this paper we aim to apprehend the points that approached these two realities to understand how they influenced Portuguese wooden architecture. The Complex of Arts will be our projetual test aimed at pointing out strategic options for the historic center of Santa Maria da Feira, in order to address some issues that currently exist.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectArquitecturapor
dc.subjectArquitectura tradicionalpor
dc.subjectArquitectura contemporâneapor
dc.subjectMateriais de construçãopor
dc.subjectMadeirapor
dc.subjectPlaneamento urbanopor
dc.subjectDesenvolvimento urbanopor
dc.subjectComplexo de Artespor
dc.titleConstruções em madeira em Portugal : influências dos países nórdicos e da liga hanseáticapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201082080-
dc.date.embargo2019-12-15-
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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