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dc.contributor.advisorMoreira, Paulo Alexandre Soarespor
dc.contributor.authorSantos, Maria Alberta Sousa Monteiropor
dc.date.accessioned2015-10-21T15:01:22Z-
dc.date.available2015-10-21T15:01:22Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1668-
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial.por
dc.descriptionExame público realizado em 27 de Junho de 2012.por
dc.description.abstractSer portador de uma condição que precisa de Necessidades Educativas Especiais, é um fator de risco para múltiplos indicadores de adaptação psicossocial, incluindo para o Bem- estar Subjetivo. A escola tem uma responsabilidade acrescida, principalmente com alunos com NEE, na promoção de recursos internos e externos que favoreçam uma adaptação mais positiva no meio, por parte destes indivíduos. Apesar disso, a compreensão do Bem- Estar Subjetivo em alunos com diferentes NEE, constitui-se ainda como um desafio. O objetivo deste estudo foi avaliar o Bem-Estar Subjetivo, numa perspetiva compósito, em alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Participaram no mesmo 574 alunos: 308 sem NEE e 266 com NEE (109 com défice cognitivo, 13 com hiperatividade, 33 com défice visual, 63 com défice auditivo e 16 com Neurornusculoesqueléticas). Os alunos com NEE apresentaram níveis mais baixos de Bem- Estar Subjetivo, incluindo menores índices de Bem- Estar Subjetivo total, de satisfação com a vida, qualidade de vida, tonalidade emocional positiva e total, mas índices mais elevados na tonalidade emocional negativa, perceção de suporte social positivo e perceção de suporte social total. No que respeita à diferença entre condições, os alunos com défice cognitivo apresentam os índices mais baixos de BES total e de tonalidade emocional positiva; os alunos com hiperatividade registam os níveis mais baixos ao nível da qualidade de vida; os alunos com défice visual são os que apresentam níveis mais elevados de satisfação com a vida, qualidade de vida, mas estão menos satisfeitos com o suporte social e experienciam uma tonalidade emocional mais negativa. Os alunos com défice auditivo são os que apresentam simultaneamente níveis mais elevados de emocionalidade positiva e negativa. Os alunos com a condição neuromusculoesquelética têm níveis mais elevados de bem- estar total, mas são os que estão menos satisfeitos com o suporte social. Estes resultados têm implicações importantes para o desenvolvimento de políticas educativas e de intervenções escolares de promoção de bem-estar subjectivo de crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.subjectTeste Psicológico: Escala de tonalidade emocional (ETE)por
dc.subjectTeste Psicológico: Escala breve de satisfação com a vida (EBVS)por
dc.subjectTeste Psicológico: Escala de satisfação com o suporte social (ESSS)por
dc.subjectTeste Psicológico: Escala breve de saúde mental (KIDSCREEN 10)por
dc.titleBem-estar subjectivo em alunos com necessidades educativas especiaispor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
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