Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/1596
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinheiro, Ricardo Nuno Futre, 1977-por
dc.contributor.advisorMoreira, Pedro Filipe Russo, 1981-por
dc.contributor.authorGomes, Sofia Margarida Ermida, 1986-por
dc.date.accessioned2015-07-28T14:47:51Z-
dc.date.available2015-07-28T14:47:51Z-
dc.date.issued2015-07-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1596-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015por
dc.descriptionExame público realizado em 24 de Julho de 2015por
dc.description.abstractA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do mestrado em Ensino da Música da Universidade Lusíada de Lisboa. Tem como objetivo principal problematizar, partindo de uma contextualização pedagógica, a abordagem preparatória ao Volume I do método Suzuki para violoncelo em crianças entre os 3 e os 5 anos. Servem de fundamentação teórica os conceitos: jogo, método e filosofia Suzuki no ensino pré-escolar. A estratégia e métodos de investigação tiveram em conta o estudo empírico suportado numa abordagem indutiva no âmbito da vivência da investigadora com o objeto e ambiente do estudo. Ambiciona-se com o presente trabalho de investigação contextualizar e procurar evidenciar a importância da questão do jogo no âmbito da preparação ao volume I do método Suzuki para violoncelo e como resultado é proposta uma compilação de jogos, músicas e exercícios para ser aplicada pelo professor de instrumento de cordas numa primeira fase, antes do início do método que tem como música introdutória a “Estrelinha” e as suas variações. Esta primeira abordagem, de carácter vincadamente preparatório, exige um nível de criatividade e inovação do professor, que visa estimular a criança na aprendizagem do instrumento, partindo de pressupostos não apenas musicais ao englobar de igual modo a postura e a própria relação física com o mesmo. Acresce que ao nível técnico há também uma preparação inicial para o manuseamento do arco que não está contemplado no método Suzuki, mas que exige uma planificação cuidada no sentido do progressivo desenvolvimento do processo de aprendizagem. Por último, pretende-se assim analisar de que modo os exercícios preparatórios devem convergir com os pressupostos da filosofia, pedagogia e valores que pautam o método Suzuki bem como de que forma é que os jogos podem auxiliar neste processo, propondo-se uma compilação de exercícios que ajudam e motivam os alunos e fornecem aos docentes mais recursos pedagógicos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVioloncelo - Instrução e estudopor
dc.subjectVioloncelo - Métodospor
dc.subjectVioloncelo - Estudos e exercíciospor
dc.subjectSuzuki, Shinichi, 1898-1998 - Crítica e interpretaçãopor
dc.title"Antes da estrelinha brilhar" : abordagem preparatória ao volume I do método Suzuki para violoncelo em crianças entre os 3 e os 5 anospor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201558033por
Appears in Collections:[ULL-FCHS] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mem_sofia_gomes_dissertacao.pdfDissertação2,69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.