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Título: Análise de viabilidade do desenvolvimento de um operador turístico especializado em turismo médico em Portugal
Autor: Pereira, Joana Santos Brilha, 1990-
Orientador: Antão, Mário Alexandre Guerreiro, 1965-
Palavras-chave: Turismo médico - Portugal
Turismo médico - Planeamento - Portugal
Turismo - Portugal
Data: 29-Jan-2015
Resumo: Esta investigação, estuda um dos sectores de actividade económica mais importantes para Portugal: a indústria turística. Propõe incidir a sua análise no conceito de Turismo Médico através da análise da viabilidade da construção de um operador turístico especializado sob a criação de um novo modelo de negócio, não esquecendo a importância dos demais conceitos para o aparecimento do Turismo Médico em Portugal. Pretende-se compreender de que forma Portugal poderá ser considerado destino de Saúde e quais as suas potencialidades. O Turismo Médico surge assim como elemento estratégico para o desenvolvimento da economia nacional, aproveitando as novas tendências de consumo manifestadas nesta área por potenciais clientes em todo o mundo. A questão essencial desta investigação pretende analisar se Portugal terá condições para se tornar um destino de Turismo de Saúde e Bem-Estar na vertente de Turismo Médico, se é favorável o desenvolvimento de um operador especializado, se existem parceiros interessados neste tipo de negócio e quais serão os fatores diferenciadores que Portugal apresenta para enfrentar o mercado e ganhar posicionamento. A finalidade desta investigação requer a compreensão do fenómeno fazendo uma análise daquela que é a oferta e a procura deste segmento de mercado estabelecendo uma comparação entre os vários “players” mundiais e determinando a dimensão deste mercado no mundo. A investigação foi realizada através de pesquisa para a elaboração da revisão da literatura para responder às questões da investigação e verificar hipóteses tendo em conta os resultados dos inquéritos, das entrevistas e do plano de negócios proposto. Portugal tem potencialidade para se afirmar neste sector, necessitando apenas de criar uma imagem forte e consolidada como destino de saúde e uma oferta integrada de serviços inovadores e diferenciadores que permitam ser competitivo e conquistar quota de mercado.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014
Exame público realizado em 27 de Janeiro de 2014
URI: http://hdl.handle.net/11067/1414
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULL-FCEE] Dissertações

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