Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/1412
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento, 1952-por
dc.contributor.authorGokaldas, Cristina, 1988-por
dc.date.accessioned2015-01-29T13:47:01Z-
dc.date.available2015-01-29T13:47:01Z-
dc.date.issued2015-01-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1412-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacional, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014por
dc.descriptionExame público realizado em 28 de Janeiro de 2015por
dc.description.abstractO setor da aviação é um setor com notáveis evoluções desde o seu aparecimento até à atualidade, sendo que hoje, os viajantes contam com um vasto leque de opções, por exemplo, em termos de companhias aéreas. Por esta razão, coloca-se como pergunta de partida “Que fatores levam um indivíduo a escolher determinada companhia aérea, durante o processo de marcação de uma viagem?”. Com este trabalho de investigação pretende-se aprofundar os conhecimentos acerca do setor, colocando-se como objetivo responder à pergunta mencionada, ao traçarem-se diferentes perfis de passageiros. A indústria da aviação despoletou em 1903 através dos irmãos Wright, sendo que o primeiro voo oficial teve lugar em 1914, no estado de Flórida, nos EUA, transportando um passageiro de cada vez. A evolução do setor possibilitou o aparecimento de diferentes tipos de companhias aéreas, com características e serviços distintos. As companhias aéreas tradicionais mantêm hoje a sua posição consolidada no mercado, verificando-se o crescimento das low-cost, estas últimas emergindo como companhias com maior número de passageiros transportados em termos de tráfico internacional no ano de 2012. A realização de cerca de 200 questionários e 11 entrevistas contribuiu para a concretização da parte prática do trabalho, que consecutivamente possibilitou a resposta à pergunta de partida. O preço coloca-se como fator crucial na decisão do passageiro sendo considerado como fator “Totalmente Importante” tanto no caso das companhias tradicionais (56%) como para as low-cost (72%), verificando-se também máxima importância para a segurança transmitida pela companhia. Quanto às tendências a que poderemos assistir futuramente na aviação, os profissionais do setor acreditam no papel desempenhado pelas novas tecnologias na inovação do setor (45%), bem como em aquisições/fusões e uma aproximação entre os modelos das companhias aéreas (27%).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompanhias aéreaspor
dc.subjectPassageiros de transportes aéreospor
dc.subjectSatisfação do consumidorpor
dc.subjectAeronáutica comercialpor
dc.subjectAeronáutica comercial - Históriapor
dc.titleFatores determinantes na escolha de uma companhia aéreapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201558092por
Aparece nas colecções:[ULL-FCEE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mgrhao_cristina_gokaldas_dissertacao.pdfDissertação1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.