Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/1331
Título: Inclusão de uma criança com autismo, pertencente à comunidade cigana, numa escola regular do concelho de Viana do Castelo
Outros títulos: Inclusion of a child with autism, belonging to the gypsy community, in a school in the municipality of Viana do Castelo
Autor: Miranda, Daniela Alves Silva
Data: 2014
Citação: Miranda, Daniela Alves Silva (2014) - Inclusão de uma criança com autismo, pertencente à comunidade cigana, numa escola regular do concelho de Viana do Castelo. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 5:1 (Janeiro-Junho 2014) 147-164.
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo verificar a inclusão de uma criança com autismo oriunda da comunidade cigana junto dos seus pares, tendo sido escolhidos pares pertencentes e não pertencentes à comunidade cigana. O autismo é um distúrbio global do desenvolvimento que se manifesta através de dificuldades ocorridas em três domínios: interação social, linguagem e comunicação, pensamento e comportamento. Com a Declaração de Salamanca (1994) todas as crianças, independentemente das suas características, origens e cultura, passam a ter direito à educação, estando todas incluídas nas classes regulares. A cultura cigana tem como tradições culturais mais relevantes a família; o casamento; o luto pelos mortos; e a língua própria. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, tendo-se selecionado o estudo de caso como método de investigação. De forma a obter as informações que pretendidas, recorreu-se a análises documentais, observações e entrevistas. Os intervenientes principais deste estudo são a N. (criança com autismo) e os pares escolhidos para este estudo. Também estão envolvidos no estudo os pais da N. e os intervenientes em contexto escolar, nomeadamente as docentes de Educação Especial (EE), a Assistente Operacional e o Diretor de Turma. Conclui-se que dos seis pares pertencentes à comunidade cigana, apenas três tentam garantir a inclusão da N., verificando-se esta preocupação apenas nos contextos informais (cantina e recreio) e os pares não pertencentes à comunidade cigana tentam garantir a inclusão da N. mais no contexto formal (sala de aula regular) que nos contextos informais.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 5, n. 1 (Janeiro-Junho 2014). - p. 147-164.
URI: http://hdl.handle.net/11067/1331
https://doi.org/10.34628/qqwv-0w77
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 05, n. 1 (Janeiro-Junho 2014)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v5_n1_8.pdf225,49 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.