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dc.contributor.advisorManoel, Bernardo de Orey, 1969-por
dc.contributor.advisorCidrais, Álvaro, 1967-por
dc.contributor.authorTirelli, Maria Teresa, 1988-por
dc.date.accessioned2014-11-28T17:47:46Z-
dc.date.available2014-11-28T17:47:46Z-
dc.date.issued2014-11-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1267-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014por
dc.descriptionExame público realizado em 27 de Novembro de 2014por
dc.description.abstractDesde os tempos mais remotos, vimos na arquitetura um elemento de afirmação cultural, política e religiosa. É, de facto, através do construído que se afirmam linhas e valores que tornam os projectos de arquitectura elemento identitário, com uma função, objectivada numa imagem através de forma, materialidade, localização, escala e sistemas construtivos. Chamamos a estes objetos físicos com capacidades comunicativas: «Marcos Territoriais» : arquiteturas ícone que, comunicando com os seus públicos-alvos, geram valor porque são apropriados, física e emocionalmente. Demonstraremos como os «Marcos» são elementos "base" de criação da marca da cidade no contexto de hoje: caracterizado pela competição (entre cidades) no sentido de atrair fluxos de pessoas, mercadorias e investimentos com o consequente aumento de bem-estar e qualidade de vida. Existem muitas cidades em que a sua imagem se liga claramente a obras arquitetónicas de prestígio mundial, sendo o edificado um Símbolo, uma imagem que promove um território ou uma região. Deste modo, o desenho e a construção de imagens "na pedra" não é (e não deve ser) propriedade dos departamentos de planificação urbana, mas, também, o resultado de uma abordagem de marketing e publicidade dos lugares, em que a arquitetura assume-se como um elemento fundamental de valorização territorial, nomeadamente, através da construção de edifícios "atraentes" que podem ser importantes dispositivos de comunicação das cidades, a par de eventos desportivos, culturais, musicais etc.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPlaneamento urbanopor
dc.subjectPromoção da cidadepor
dc.subjectBrandingpor
dc.titleArquitectura e imagem (de marca) no processo de internacionalização das cidadespor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201600900por
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

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