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dc.contributor.advisorRebelo, António Martins Fernandes, 1954-por
dc.contributor.advisorCarvalho, Sofia de Assunção, 1980-por
dc.contributor.authorSilva, Elizângela Mara Pinto da, 1988-por
dc.date.accessioned2014-11-21T10:37:19Z-
dc.date.available2014-11-21T10:37:19Z-
dc.date.issued2014-11-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1256-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014por
dc.descriptionExame público realizado em 18 de Novembro de 2014por
dc.description.abstractO presente relatório insere o trabalho resultado do estágio académico, realizado no Instituto da Inteligência, sediado em Alenquer, para à conclusão do Mestrado em Psicologia Clínica, na Universidade Lusíada de Lisboa. Para a prática da Psicologia Clínica, o aconselhamento psicológico foi uma das formas de intervenção utilizadas ao longo do estágio, no sentido de aprimorar os recursos pessoais dos pacientes e promover o bem-estar psicológico, para uma adaptação satisfatória face o estado em que se encontram. A terapia cognitiva-comportamental foi também fundamental para os acompanhamentos realizados, no sentido de encontrar estratégias para a restruturação emocional, cognitiva, modificação de comportamentos disfuncionais, desenvolvimento de habilidades interpessoais, para prevenção de psicopatologia. Para análise dos casos clínicos presentes, recorreu-se à observação clínica, entrevista clínica e avaliação Neuropsicológica. Os resultados foram analisados à luz dos autores integrantes do enquadramento teórico. Desta forma, os resultados obtidos permitiram aferir que os pacientes vivenciaram situações traumáticas que alteraram os seus cursos de vida, o que pode justificar os quadros clínicos apresentados. No que concerne às consequências do Traumatismo Crânio-encefálico, são evidentes as lacunas cognitivas, emocionais, comportamentais e sociais. Ainda se constatou que experiências traumáticas na infância podem desencadear sintomatologia depressiva no desenvolvimento infantil, despoletando alterações emocionais, comportamentais e dificuldades de aprendizagem.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTerapia cognitivapor
dc.subjectDepressão em criançaspor
dc.subjectPsicologia clínica - Prática profissionalpor
dc.subjectInstituto da Inteligência (Alenquer, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)-
dc.titleA intervenção psicológica na criança e no adultopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201148757por
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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