Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/101
Título: Behaviour and health in children and adolescents with motor disabilities
Autor: Canha, Lúcia Maria Neto
Palavras-chave: Crianças com deficiência - Saúde e higiene
Jovens com deficiência - Saúde e higiene
Qualidade de vida
Data: 2010
Citação: Canha, Lúcia Maria Neto (2010) - Behaviour and health in children and adolescents with motor disabilities. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 2 (2010) 135-156.
Resumo: Este estudo procura aumentar o conhecimento e compreensão acerca dos comportamentos de saúde, estilos de vida e percepções de bem-estar psicossocial em crianças e jovens com deficiência e procura averiguar as ligações funcionais entre as variações destes padrões com a saúde e qualidade de vida. Foi utilizado o questionário "Comportamento e Saúde em jovens em Idade Escolar" adaptado do Estudo Europeu "Health Behaviour in School-aged Children". Participaram no estudo 103 adolescentes e jovens com Paralisia Cerebral e outras deficiências neuromotoras não progressivas com idades compreendidas entre os 11 e 26 anos. As medidas de percepção de satisfação com a vida foram relacionadas com vários indicadores: suporte sócio familiar, sintomas psicossomáticos, percepções de saúde, percepções de bem-estar psicossocial e competências de relacionamento interpessoal. As relações encontradas entre os varios indicadores salientam o papel de relevo das expectativas dos adultos significativos e da solidão na satisfação com a vida. A qualidade de relação com os pares, a comunicação com os pais e o tipo de ocupação são outros factores importantes na forma como as crianças e jovens com deficiência vêem a sua vida. São sugeridas intervenções que dêem uma atenção especial ao estabelecimento de relações significativas e duradoiras com os outros e ao desenvolvimento de habilidades que permitam as crianças e jovens com deficiência aprender a lidar com as suas emoções. (Lúcia Maria Neto Canha)
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - N. 2 (2010). - p. 135-156.
URI: http://hdl.handle.net/11067/101
https://doi.org/10.34628/9rkx-ex49
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, n. 02 (2010)

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