Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/6050
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dc.contributor.advisorAlves, Francisco Peixoto-
dc.contributor.authorBarroso, Filipe Alexandre Ramos-
dc.date.accessioned2021-12-03T13:07:10Z-
dc.date.available2021-12-03T13:07:10Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6050-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitetura, apresentada na Universidade Lusíada, Porto. Exame público realizado em 4 de novembro de 2021pt_PT
dc.description.abstractNa atualidade os territórios coabitam num cenário fortemente competitivo, o que os conduz a reformular a sua estratégia de gestão e planeamento, passando essa reformulação muitas vezes por adotar estratégias de Branding. No contexto urbano o Branding é utilizado ao serviço da conceção, gestão e promoção dos territórios, visando um posicionamento que lhe confira visibilidade e um aumento da atratividade, para isso é necessário comunicar e promover as especificidades e atributos do território. O objetivo desta dissertação passa por apresentar uma reflexão sobre os conceitos associados ao Marketing de Lugar e ao Branding, percebendo de que forma o Branding pode intervir e potenciar o processo de revitalização urbana e consequentemente contribuir para a melhoria da identidade e imagem de um território, de modo a que estes se diferenciem dos seus concorrentes e se tornem mais competitivos. O caso de estudo do modelo de Barcelona permite-nos entender de que forma e em que moldes o modelo surgiu e em que contexto se desenvolveu, bem como as diversas fases que o modelo atravessou e atravessa. A conclusão desta dissertação permite afirmar que a introdução do conceito de Branding aplicado nos territórios pode contribuir definitivamente para a revitalização urbana do mesmo, através de um processo de promoção, gestão e planeamento do território.pt_PT
dc.description.abstractAt present, the territories coexist in a highly competitive scenario, which leads them to reformulate their management and planning strategy, passing this reformulation many times by adopting Branding strategies. In the urban context, Branding is used to serve the design, management and promotion of territories, aiming for a position that gives it visibility and increased attractiveness, for this it is necessary to communicate and promote the specificities and attributes of the territory. The aim of this dissertation is to present a reflection on the concepts associated with Local Marketing and Branding, perceiving how Branding can intervene and enhance the process of urban revitalization and consequently contribute to improving the identity and image of a territory, so that they differentiate themselves from their competitors and become more competitive. The case study of the Barcelona model allows us to understand in what form and in what molds the model arose and in what context it developed, as well as the various phases that the model went through and goes through. The conclusion of this dissertation allows us to state that the introduction of the concept of Branding applied in the territories can definitely contribute to the urban revitalization of the same, through a process of promotion, management and planning of the territory.-
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPlaneamento urbanopt_PT
dc.subjectRevitalização urbanapt_PT
dc.titleBranding territorial e revitalização urbanapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202790487-
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