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Título: A primeira escola de Serviço Social em Portugal : o projeto educativo fundador e a configuração do campo de conhecimento (1935-1955)
Autor: Silva, Teresa Paula Garcia Rodrigues da Silva, 1965-
Orientador: Antunes, Marina Manuela Santos, 1951-
Palavras-chave: Serviço social - História - Portugal
Serviço social - Ensino e estudo - Portugal
Portugal - Política social - 1933-1974
Instituto de Serviço Social (Lisboa, Portugal) - História
Data: 25-Jan-2017
Resumo: O presente trabalho de pesquisa intitulado “A primeira escola de Serviço Social em Portugal: o projeto educativo fundador e a configuração do campo de conhecimento (1935-1955)” pretendeu desenvolver um trabalho de investigação no âmbito do Programa de Doutoramento em Serviço Social, iniciado em 2010, promovido pela Universidade Lusíada de Lisboa. Esta pesquisa opta por situar-se no domínio da história do Serviço Social, centrando-se na história da educação em Serviço Social e designadamente naquele que foi o projeto educativo fundador da primeira escola de Serviço Social em Portugal - Instituto de Serviço Social (ISS), no período que corresponde à sua institucionalização e vigência do primeiro plano de estudos, em pleno Estado Novo. No plano empírico, envereda pelo estudo de fontes primárias dispersas por vários arquivos, como sejam, o arquivo do Cardeal Cerejeira no Patriarcado de Lisboa, Arquivo Salazar na Torre do Tombo e o acervo monográfico deste Instituto, hoje Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa - Universidade Lusíada de Lisboa. Esta pesquisa, foi complementada pelo estudo de obras, documentos e textos que respeitam à memória desta instituição educativa, bem como de outras referências arquivísticas, hermenêuticas e discursivas em torno da sua prática educativa. Este trabalho científico desenvolve-se em dois eixos analíticos fundamentais. Por um lado, a compreensão da história das primeiras instituições educativas no domínio do Serviço Social e, por outro, da história do pensamento em Serviço Social. Nesta assunção, torna-se possível, compreender como se articulam e combinam entre si os diferentes planos da materialidade, da representação e da apropriação, e estes, com os planos curriculares, pedagógicos e de agenciamento, estruturados sob a forma de projeto educativo. Por último, conhecer a essência da matéria educativa, as fronteiras do campo de conhecimento do Serviço Social enquanto disciplina académica e, nesta medida, entender as tradições do pensamento e da ação nas quais poderemos, paralelamente, radicar as raízes do Serviço Social em Portugal.
Descrição: Tese de doutoramento em Serviço Social, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016
Exame público realizado em 13 de Janeiro de 2017
URI: http://hdl.handle.net/11067/2695
Tipo de Documento: Tese de Doutoramento
Aparece nas colecções:[ULL-ISSSL] Teses

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